Coordenador : Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 389364.2206.54065.19062023
Departamento/Setor: MIP
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Jovens da educação básica da rede pública de ensino do município de Niterói; professores da rede municipal; discentes da graduação dos cursos da área da saúde da UFF; docentes da UFF da área da saúde. Torna-se relevante esclarecer que o quantitativo do público atendido pode variar ao longo do projeto, em virtude das diferentes ações desenvolvidas, locais de aplicação, e da interação entre os participantes, sendo difícil prever com exatidão um número de sujeitos atendidos.
Local de atuação: O projeto será desenvolvido no espaço do Instituto Biomédico da UFF e na forma de oficina em escolas do município de Niterói. Adicionalmente, utilizaremos redes sociais e o site do LICIPP (Laboratório de Inovações em Comunicação, Inclusão e Popularização da Parasitologia) para a divulgação do projeto e ações.
Objetivo
Objetivo geral: Promover a troca de saberes e estratégias para a produção de recursos educacionais inclusivos por meio de oficinas com educadores e futuros profissionais da educação. Em paralelo, produzir, aplicar e divulgar recursos didáticos inclusivos sobre educação em saúde e parasitoses, com especial atenção à acessibilidade de pessoas com deficiências visuais. Objetivos específicos: - Oferecer oficinas para à comunidade escolar da rede pública municipal de Niterói e outras instituições e agentes interessados utilizando o acervo do projeto e abordando questões de saúde, inclusão e acessibilidade, além de compartilhar os processos de criação dos materiais e fomentar o debate, a troca de vivências. - Avaliar resultados de cada oficina por meio de pequenos questionários e/ou perguntas simples aplicadas aos participantes ao final das ações. - Manter e ampliar o acervo autoral de recursos didáticos inclusivos composto por: modelos tridimensionais em biscuit de protozoários e helmintos; modelagem digital para impressão 3D; esquemas em relevo representando imagens simplificadas de campos de microscopia; e material complementar em texto e audiodescrição de imagens. - Formar redes de trocas de saberes para a construção, aprimoramento e multiplicação das ações em educação inclusiva. - Divulgar o projeto, suas ações e a temática da educação inclusiva através do perfil @parasitologiatatil em rede social (Instagram) e disponibilizar material educativo inclusivo no site do LICIPP (Laboratório de Inovações em Comunicação, Inclusão e Popularização da Parasitologia - MIP).
Resumo
O projeto Parasitologia Tátil teve início com a produção de um kit didático para educação inclusiva, sendo desenvolvido para atender uma demanda educacional importante, a qual visa integrar alunos com diferentes tipos de deficiência visual (baixa visão ou cegueira) no dia a dia da sala de aula. Foram produzidos modelos tridimensionais de protozoários e helmintos em biscuit e esquemas de campos microscópicos em relevo utilizando papel opaline e materiais como EVA e tinta 3D. Para otimizar o processo de aprendizagem de alunos com baixa visão, foram produzidas peças com cores diferentes e maior contraste, evitando também as combinações que pudessem ser confundidas pelos portadores de daltonismo. Com o desenvolvimento do projeto observamos que a ação envolvia muito mais que um produto pronto para aplicação. As oficinas surgiram como espaço de troca de saberes e debate sobre educação inclusiva, processos de produção de recursos didáticos e cultura colaborativa. Desta maneira, as oficinas Parasitologia Tátil são ações que envolvem educadores e buscam promover trocas de vivências e o compartilhamento de experiências sobre os processos de criação de recursos educacionais inclusivos, formando redes de trocas de saberes para construção, aprimoramento e multiplicação das ações de educação inclusiva. Há também um formato de oficina voltado aos alunos do ensino fundamental, onde os temas da Parasitologia e da saúde são abordados com material inclusivo, chamando a atenção dos estudantes para a importância da acessibilidade e da construção de uma sociedade mais acolhedora e inclusiva. Em 2023, iniciamos a criação de modelos para impressão 3D.